sexta-feira , 18 agosto 2017
Home » Cidades » Uruaçu » Cidade banhada pelo 2° maior lago da América Latina sofre com a falta de água

Cidade banhada pelo 2° maior lago da América Latina sofre com a falta de água

O assoreamento do Rio Passa Três, um dos pontos de captação de água que abastece mais de 38 mil habitantes de Uruaçu, foi o responsável pela falta d’água nos últimos dias no município.

Por negligencia, falta de planejamento ou investimento da Saneago, a cidade de Uruaçu que é uma das principais cidades banhadas pelo Lago de Serra da Mesa, sofre com a falta de abastecimento d’água na cidade.

A falta d’água em diversos bairros da cidade há 15 dias, vem prejudicando a população nas últimas semanas. Segundo informações do gerente do distrito da Saneago Uruaçu, Alafite Augusto Ferreira, o assoreamento se deve ao baixo nível do Lago de Serra da Mesa, que causaram o acúmulo de lama, galhos e folhas no rio e dificulta a retirada da água. Ele acrescenta que uma operação emergencial de drenagem da areia e da lama que está sendo feita por uma draga no local, o problema será resolvido ainda nessa semana. Outro trabalho que será feito é uma barragem com sacos cheios de areia para conter a correnteza das águas, que enche de lama e areia o local de captação novamente, o serviço de drenagem é como “enxugar gelo”, e não resolve em definitivo o problema da água em Uruaçu, pelo menos até que o lago volte ao seu nível normal.

Nossa equipe esteve no sistema de capitação da Saneago e constatamos que a falta de investimento da empresa no sistema de capitação de Uruaçu é visível, pois nem um filtro decantador para auxiliar na purificação da água existe. Segundo o gerente da Saneago responsável pelo sistema norte, Daniel Morais que se encontrava no local para avaliar a situação, um projeto para mudança do local de capitação está sendo feito, com esse projeto ele acredita que o problema de abastecimento d’água será resolvido no município.

O rio estava com uma profundidade de cerca de dez metros nesse local e em poucos dias, com o baixo nível do lago, a profundidade caiu para apenas 1/2 metro.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Temporada de Férias em Uruaçu atrai milhares de turistas

A Temporada de Férias de Uruaçu foi considerada o maior evento de férias da região ...

Uruaçu comemora os 86 anos com festa, entrega de benefícios, obras, momentos culturais e homenagens

A réplica da Vila Santana no Memorial Serra da Mesa se transformou na sede administrativa ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *